-
Arquitetos: Francisco Farias Arquitecto y Asociados
- Área: 165 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: ACINDAR, Peirano, aceroperfil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes imaginavam sua casa como um refúgio no meio das árvores, onde eles pudessem receber amigos e passar muito tempo em família. Eles conheciam muito bem o local e suas virtudes, um bairro consolidado situado no distrito de Exaltación de la Cruz, na província de Buenos Aires e cujo desenvolvimento transformou o caráter de uso predominante de casas de verão para novas habitações permanentes ao longo dos anos.
A obra, de estrutura metálica e construção a seco, foi projetada como uma planta sistematizada e conformada por módulos que se articulam em toda sua extensão; os de menor altura definem os lintéis do plano de fechamento e resolvem os canais que recebem as águas pluviais, ao mesmo tempo em que conformam galerias e áreas de serviço, enquanto os de maior altura hierarquizam os espaços de estar.
A casa está implantada no meio do lote, em uma área de casas baixas e vegetação exuberante, através de um plano cruciforme que determina uma ala de caráter íntimo e outra de caráter social, estabelecendo também uma espécie de eixos cartesianos, que definem quatro instâncias de contemplação do lugar e do exterior (quatro quadrantes).
O terreno possui uma vegetação exuberante, o que qualifica muito os espaços para construir. Assim, na entrada, uma árvore aroeira consolida uma área de chegada e um lugar a ser descoberto. O desenvolvimento linear de um piso de tijolo dá inicio ao passeio que termina com um jardim ao leste, caracterizado por grandes álamos, que suporta a projeção da sala de estar. A sombra de um carvalho antigo estabelece uma hierarquia no momento de entrar na casa. A ala social, formada pela sala de jantar, cozinha e churrasqueira, é interpretada como um limiar que define duas áreas, ao mesmo tempo que recebe a luz da manhã filtrada por uma floresta de acácias brancas, contempladas por sua vez do interior dos quartos.
Do outro lado da soleira, uma extensão aberta e lúdica foi construída junto à área da piscina e alguns terraços como expansões da sala de jantar, que estão localizados à sombra de uma árvore de caqui.